quarta-feira, 24 de novembro de 2010

A História da evolução das técnicas de trabalho

 Ao longo de sua história, o ser humano sempre produziu bens com a finalidade de atender as suas necessidades e desejos. De inicio, começou a produzir machados de pedra, pontas de lanças e outros objetos para facilitar a sua sobrevivência.

Posteriormente ao descobrir o fogo e os metais, pôde fazer instrumentos de trabalho mais aperfeiçoados. A descoberta do ferro e a possibilidade de transformação dessa matéria prima em objeto representaram para o ser humano, grandes avanços no aperfeiçoamento de seus instrumentos de trabalhos: (foices, facões, lanças, machadinhas, correntes etc.).    O aperfeiçoamento dos instrumentos de trabalho, que é fruto do desenvolvimento tecnológico deu ao ser humano um maior poder sobre a natureza. Ele pôde, assim, interferir de forma maior e mais acentuada na natureza e com isso transformá-la mais intensa e profundamente.
Toda manufatura era feita por artesãos, inicialmente para consumo próprio e depois para escambo.  O trabalho de manufatura era feito em casa. A forma de como fazer as coisas era transmitida de pai para filho.  Assim o ser humano passou da idade da pedra para a idade dos metais até chegar aos dias atuais numa evolução tecnológica espetacular.
Com a revolução industrial, o mercado mundial foi invadido por uma grande quantidade de máquinas que aumentaram a produção dos produtos em grande escala. O primeiro país a se industrializar-se foi à Inglaterra, no final do século XVIII. Logo após, os demais países começaram também a se industrializar.
Nas últimas décadas do século XX, aconteceram outras grandes transformações tecnológicas agora provocadas pelo aumento do uso de computadores e robôs nas fábricas. Assim, o trabalho humano, desde o tempo das primeiras máquinas, continua sendo substituído por equipamentos cada vez mais eficientes, e com isso a produtividade nas fábricas fica mais rápido, melhor e mais barato. Um dos países mais conhecido pela sua grande produção de robôs, máquinas, entre outros produtos tecnológicos é a China.

Nenhum comentário:

Postar um comentário